Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TCE/SC destaca transparência na gestão pública na etapa do XV Ciclo em Palhoça

    Ouça a íntegra do texto:

    Presidente do TCE/SC destaca a transparência na gestão pública em Ciclo de Estudos

    TCE Informa

    (apresentador)

    O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, defendeu nesta quinta-feira (18), a necessidade dos gestores municipais se manterem permanentemente atualizados para que alcancem nível desejável de transparência na administração pública. A declaração foi durante participação da etapa do XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizada no campus da Unisul, em Palhoça.

    (repórter)

    Nesta etapa, participaram cerca de 240 técnicos e gestores públicos da Associação da GranFpolis, que reúne os 22 municípios da Grande Florianópolis. No Ciclo, foram promovidos debates sobre contabilidade, controle interno, atos de pessoal, licitações, contratos, obras e serviços. O presidente do TCE/SC falou sobre a importância da reciclagem na administração pública.

    (presidente)

    Ninguém tem uma formação completa e definitiva, seja acadêmica, seja profissional. As mudanças que ocorrem no mundo em que vivemos são muito constantes, muito permanentes. E algumas bastante profundas. E elas implicam numa reciclagem de conhecimentos, numa busca de novas informações. Então, o gestor público precisa estar constantemente atualizado com os conceitos, com as práticas e com a legislação que também é bastante mutável.

    (apresentador)

    Para o presidente do Tribunal, o processo de transparência na gestão pública começa com o envolvimento da comunidade.

    (presidente)

    Nós temos no Brasil, ganhando dimensão de grande importância, a questão da transparência. Essa prestação de contas constante significa que as coisas devem ser feitas mostrando-se o quê e como se está fazendo. Quer dizer, não basta o resultado final, para daí advir uma prestação de contas. É preciso que no processo de elaboração dos orçamentos, dos atos administrativos, das leis, haja uma discussão importante de toda a comunidade.

    (repórter)

    Além do apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Ministério Público de Santa Catarina, o XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal conta também com a participação das Associações Regionais. O secretário Executivo da GranFpolis, Miguel Faraco, comentou a importância do evento.

    (secretário)

    Nós reputamos da maior importância esse evento que nós realizamos em parceria com a Fecam e o Tribunal de Contas, propiciando aos técnicos e os agentes políticos da Região e os 22 municípios que integram a Grande Florianópolis a possibilidade de esclarecer dúvidas. Prestar uma informação preventiva, porque entendemos que esse é o grande papel que o Tribunal pode desenvolver antes de fiscalizar é orientar. Então, é uma oportunidade para que o Tribunal coloque suas posições, seus entendimentos e abra também a oportunidade para os questionamentos dos técnicos dos municípios.

    (apresentador)

    A Rádio TCE/SC ouviu também participante do Ciclo. O assessor Jurídico da Prefeitura de Nova Trento, Carlos Simas Rocha, destacou a aprendizagem adquirida na capacitação.

    (assessor)

    Estamos aprendendo a prestar informação como ela deve ser, de forma objetiva, de forma clara, no menor tempo possível. O brasileiro ainda quer transparência, o servidor assim deseja. Mas estamos engatinhando nesse processo de aprimoramento da informação plena, clara e direta ao administrado.

    (repórter)

    A meta do XV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é capacitar cerca de 3 mil agentes públicos. Até o dia 8 de agosto, Serão realizadas 13 etapas regionais, coordenadas pelo Instituto de Contas do TCE/SC.

    TCE Informou

    Tempo: 0402

    ACOM / TCE-SC: 2013

    Ouça

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-tce-sc-destaca-transparencia-na-gestao-publica-na-etapa-do-xv-ciclo-em-palhoca/100613441

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)