Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo do Estado recebe projeto de parecer prévio do TCE/SC sobre as contas de 2013

    Leia a íntegra do texto do áudio:

    (TCE Informa)

    (apresentador)

    O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina Herneus de Nadal encaminhou, nesta quinta-feira (15/5), ao Executivo estadual, cópia do seu relatório e projeto de parecer prévio sobre as contas do Governo relativas ao ano de 2013. Nos documentos, o relator da matéria apresenta suas conclusões e eventuais ressalvas e recomendações, apontadas com base na análise de técnicos do TCE/SC. Agora, o Executivo tem um prazo de cinco dias para apresentar contrarrazões ou esclarecimentos que julgar necessários, antes da apreciação do processo em plenário. Como informa o presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior.

    (presidente)

    Esse exame da área técnica resulta em um relatório que é distribuído ao governador do Estado para que se pronuncie. Para que façam as ponderações, observações que entenderem necessárias para chegar a uma conclusão ao final com o relator. Da mesma forma, é feita uma distribuição do relatório técnico para os membros do Tribunal e procuradores junto ao Tribunal de Contas. Sendo que, recebidas essas observações, contestações, informações adicionais do Poder Executivo, há uma reavaliação da área técnica e, finalmente, a matéria então vai à deliberação do plenário.

    (apresentador)

    Tornar o relatório menos técnico, do ponto de vista da forma e da linguagem, mais objetivo e mais fácil de ser compreendido pelo cidadão foi a diretriz que conduziu, este ano, o trabalho da equipe da Divisão de Contas Anuais do Governo, que integra a Diretoria de Controle da Administração Estadual do TCE/SC. O setor foi o responsável pela análise do Balanço Geral do Estado administração direta, autarquias, fundações e empresas estatais e das contas anuais do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, que estão anexadas à prestação de contas do governo catarinense. Além de prestar informações sobre a execução orçamentária e financeira, o presidente do TCE/SC destacou o esforço do governo em criar indicadores para a avaliação da gestão estadual, atendendo à recomendação do próprio Tribunal.

    (presidente)

    O que já vai permitir para as contas desse ano uma melhoria qualitativa na avaliação da gestão em si, embora o objetivo do julgamento das contas não se atenha à gestão propriamente dita mas, sim, a correta execução orçamentária e financeira. Mas eu devo registrar que houve um avanço, sem dúvida nenhuma, no atual governo e isto vai melhorar para o futuro.

    (apresentador)

    O relatório final deve ser apresentado em plenário no final de maio. Durante a sessão, o Pleno vai emitir o parecer prévio que poderá apontar ressalvas e recomendações ao Executivo estadual e deverá concluir por recomendar à Assembleia Legislativa do Estado a aprovação ou a rejeição das contas do governo, já que cabe ao Legislativo o julgamento da matéria.

    (TCE Informou)

    Tempo: 0305

    ACOM / TCE-SC: 2014

    Ouça

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-do-estado-recebe-projeto-de-parecer-previo-do-tce-sc-sobre-as-contas-de-2013/119753168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)