Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE/SC presta homenagem a ex-governador, conselheiros aposentados e inaugura Espaço Cultural Willy Zumblick

    Leia a íntegra do texto do áudio:

    (TCE Informa)

    (apresentador)

    O TCE/SC concedeu na noite desta quarta-feira (10/6) a Medalha de Mérito Tribunal de Contas, a comenda máxima da Corte de Contas catarinense. Foram homenageados o ex-governador do Estado, Antônio Carlos Konder Reis e os conselheiros aposentados do TCE/SC Moacir Bertoli, Luiz Suzin Marini, Otávio Gilson dos Santos e José Carlos Pacheco. O evento, realizado no auditório do Tribunal, na capital, reuniu autoridades, familiares dos homenageados e servidores ativos e inativos. Antes do início da solenidade, o presidente, conselheiro Salomão Ribas Junior, falou sobre a honraria.

    (presidente)

    Historicamente, nós temos concedido a poucas pessoas essa distinção. E já há alguns anos, nós havíamos tomado a decisão de concedermos sempre aos que presidiram a Casa. Pelos trabalhos que desenvolveram em favor do controle público. E a algumas personalidades pelo que fizeram em favor dos tribunais de contas e do controle público. Então, nós vamos fazer uma homenagem aos conselheiros presidentes que já se aposentaram e que ainda não receberam. Outros, já receberam. E temos outros que ainda estão em atividade que receberão a mesma distinção no final do ano.

    (apresentador)

    Para o conselheiro aposentado Luiz Suzin Marini, que presidiu o tribunal no período de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2005, a homenagem serviu para rever amigos.

    (ex-presidente /Suzin)

    Ficamos muito honrados. E aproveitamos a oportunidade para encontrar os colegas, os colegas de trabalho. A família do tribunal de contas. Quando comecei aqui no tribunal em 95, estávamos em sete aqui dentro, agora está o último, o presidente Salomão Ribas Junior que vai se aposentar agora também neste fim de mês. Então, foi feita uma renovação completa. Todos nós colaboramos um pouquinho, né.

    (apresentador)

    Outro homenageado, o conselheiro aposentado José Carlos Pacheco, enfatizou que a comenda reconhece o trabalho dos ex-presidentes. Pacheco presidiu o tribunal de 31 de janeiro de 2007 a 17 de março de 2010.

    (ex-presidente/ Pacheco)

    Cumprimento o conselheiro Salomão Ribas Junior que está homenageando as pessoas que passaram por este tribunal, caíram na (aposentadoria) compulsória e continuam ainda prestigiando com sua presença em todos atos aqui. Entre eles, sou um que tem muito amor. Porque nesta Casa eu fiquei por 40 anos e tem alguns projetos que nesta minha gestão eu tive a oportunidade de dar uma melhor acomodação, como esse prédio que nós temos hoje.

    (apresentador)

    Já o conselheiro Gilson dos Santos, presidente do TCE/SC entre 19 de setembro de 2005 e 31 de janeiro de 2007 ficou sensibilizado com a Medalha.

    (ex-presidente/ Gilson)

    Sem dúvida nenhuma, é uma grande alegria, uma grande satisfação. Porque você não fez mais nada que a sua obrigação. Assumir os compromissos inerentes à função. Mas ser homenageado, sem dúvida nenhuma, sensibiliza muito a gente. E eu estive aqui no Tribunal de Contas durante 10 anos, depois de 20 anos na Assembleia Legislativa. E graças a Deus, eu procurei cumprir o meu dever e a minha obrigação, fazendo com que a coisa pública fosse respeitada acima de tudo.

    (presidente)

    O conselheiro Salomão Ribas Junior destacou ainda a outorga da comenda ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis.

    (presidente)

    Pelo trabalho que realizou em favor dos tribunais de contas, na constituinte de 1967, como relator-geral, e na Constituinte de 1988, como relator-adjunto, e fora o apoio que sempre deu em todas as funções públicas que exerceu.

    (apresentador)

    Em função de seu estado de saúde, o ex-governador Konder Reis não pode comparecer ao evento. Ele foi representado pelo professor Mário César Moraes, que foi secretário da Educação e da Casa Civil na gestão do homenageado.

    (professor Mário)

    Realmente, tive a oportunidade de fazer uma remissão mental, evidentemente, sobre todos esses períodos de 70 anos de vida pública de Antônio Carlos Konder Reis. E ser homenageado pelo Tribunal de Contas, onde nós temos pessoas amigas e conhecidas ao longo desse tempo todo. Pessoalmente, como itajaiense, conterrâneo do governador, é uma satisfação de ver a plêiade de homens públicos de Itajaí, de Santa Catarina evidentemente também, ser homenageado e lembrado por essa Corte.

    (apresentador)

    Na oportunidade, o Tribunal de Contas inaugurou o Espaço Cultural Willy Zumblick, com a exposição Willy Iluminado. A mostra faz parte das comemorações do centenário de nascimento do artista. São reproduções fotográficas de 32 obras com temas variados cotidiano, folclore, tradições, cultura e religião e emblemáticos de Zumblick, catarinense de Tubarão.

    (presidente)

    Foi uma ideia lançada assim quase que espontaneamente no momento em que nós fazíamos junto com o Conselho Estadual de Educação uma homenagem pela passagem do centenário do nascimento de Willy Zumblick e que recebeu um apoio muito grande da comunidade catarinense. Nós ficamos muito felizes com isso, porque estamos tendo a oportunidade de homenagear um dos maiores artistas plásticos brasileiros. Para alegria nossa, catarinense de Tubarão. E, sobretudo, neste evento contando com a apresentação de parte do acervo montado com outra tecnologia pela Assembleia Legislativa, trazendo alguns dos quadros do Willy para serem apresentados com essa tecnologia da fotografia e iluminação.

    (apresentador)

    Durante a solenidade, a auditora-substituta de conselheiro do TCE/SC Sabrina Nunes Iocken lançou o livro Políticas Públicas: o controle dos tribunais de contas. Resultado de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, a obra traz ao leitor a discussão do papel interveniente dos tribunais de contas em políticas públicas.

    (TCE Informou)

    Tempo: 0613

    ACOM / TCE-SC: 2014

    Ouça

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-sc-presta-homenagem-a-ex-governador-conselheiros-aposentados-e-inaugura-espaco-cultural-willy-zumblick/123301181

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)