Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE/SC modifica prejulgado e determina que a função de controlador interno seja exercida por servidor efetivo

    A função de controle interno dos municípios e das unidades estaduais deve ser exercida por servidor efetivo nomeado para o cargo específico de controlador interno ou servidor de carreira em função de confiança ou cargo comissionado. Este é o teor do novo entendimento do Tribunal de Contas de Santa Catarina que, em resposta à consulta formulada pela Câmara Municipal de Içara, alterou o Prejulgado nº 1900 e revogou os Prejulgados 1807 e 1935. A decisão n. 1.476/2015 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC desta quinta-feira (8/10).

    A redação original dos prejulgados apenas "recomendava" que o cargo de controlador interno fosse preenchido por servidor efetivo, o que possibilitava, na ausência deste, que funcionários não pertencentes ao quadro da Câmara pudessem exercer funções típicas de controle.

    No entendimento do relator do processo (CON-15/00034719), conselheiro Julio Garcia, as atribuições de controle interno “devem ser desempenhadas por servidor de carreira, para que haja garantia da manutenção de seu vínculo, mesmo quando aponte irregularidades apuradas no cumprimento da missão constitucional de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do ente a que está vinculado”.

    Apesar de a consulta referir-se a câmaras municipais, a alteração e revogação dos prejulgados interferem também no controle interno exercido pelos executivos. Por este motivo, a Presidência do TCE/SC encaminhará oficio a todos os prefeitos municipais, comunicando a nova regra.

    Segundo o diretor de Controle dos Municípios, Kliwer Schmitt, essa alteração visa corrigir distorção identificada na pesquisa sobre a estrutura e funcionamento dos controles internos municipais realizada no ano de 2014. Na época, ficou evidenciado que 72% das prefeituras não possuíam carreira específica para o controle interno e 35% dos servidores que exerciam as funções de controle interno não eram servidores concursados.

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações872
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-sc-modifica-prejulgado-e-determina-que-a-funcao-de-controlador-interno-seja-exercida-por-servidor-efetivo/241163558

    Informações relacionadas

    Flavio Toledo, Economista
    Artigoshá 5 anos

    As principais dúvidas sobre o sistema de controle interno do Município - perguntas e respostas

    Cargo de controlador interno deve ser preenchido por servidor com qualificação técnica

    José Osvaldo Glock, Consultor Jurídico
    Artigoshá 4 anos

    Controlador-geral de um município é cargo de confiança da comunidade.

    Dirceu Emir Pereira Chaves, Juiz de Direito
    Artigoshá 5 anos

    As consequências da não prestação de contas eleitorais

    Fernando Souza, Auditor
    Artigoshá 8 anos

    O profissional de Auditoria no Sistema de Controle Interno da Administração Pública

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)