Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coral do TCE/SC inicia programação de recitais de Natal pelo Hospital Florianópolis

    Na tarde de 19 novembro, o som habitual das macas pelos corredores e dos passos às vezes apressados de médicos, enfermeiros e funcionários no Hospital Florianópolis (HF), cederam espaço às vozes do Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Essa é a terceira vez que os coralistas se apresentam na instituição. O recital no HF abriu a programação do Coral alusiva à celebração natalina (Saiba mais 1 e 2).

    O grupo de humanização do hospital foi o responsável pelo convite e organização da apresentação no local. O HumanizaHF é composto por profissionais de diferentes áreas. Suas ações buscam a sensibilidade e o comprometimento com a dignidade do ser humano, por meio de práticas e processos de trabalho entre usuário, equipe de saúde e gestores. Criado em março de 2014, o grupo age em acordo com a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde. “Nosso objetivo com esse tipo de atividade é oferecer momentos de prazer e leveza para o paciente enquanto ele estiver no hospital, pois música toca o indivíduo com sensibilidade e harmonia e é uma ótima forma para ele relaxar durante o tratamento”, explica a enfermeira em Educação Permanente e presidente do HumanizaHF, Taina Gerent.

    Ao som da música Rancho de Amor à Ilha, cantores e instrumentistas caminharam até o setor de Observação Adulto do hospital. Os olhares nessa primeira sala foram repetidos em todas as outras alas visitadas pelos coralistas. A maioria dos pacientes conseguia sorrir, cantar baixinho ou tamborilar os dedos no ritmo da música na superfície mais próxima, mas havia aqueles que pareciam absorver letra e melodia de um modo particular, absortos em seus pensamentos.

    A cada passo em direção a um novo local, expressões de surpresa e curiosidade estampavam os rostos de servidores e funcionários do hospital. Como o do coordenador de segurança, Marcelo Albino (51), que acompanhava a canção Samba do Arnesto e recordava os tempos em que fazia parte de um grupo de samba na década de 90. “Bate saudade”, confessou.

    A coralista e coordenadora do Coral, Cristina de Oliveira Rosa Silva, destacou as apresentações filantrópicas como o papel mais relevante do grupo. “Especificamente nos hospitais, percorrer os corredores e poder contribuir ainda que por alguns minutos, para ver os pacientes e familiares, bem como os funcionários fazendo uma pausa, escutando e sorrindo com a nossa música, é muito significativo para todos nós. E sendo um Coral institucional, demonstramos também o compromisso social de forma ampla do Tribunal de Contas com a comunidade catarinense. Nós sempre informamos quem somos e as razões de estarmos ali presentes.”

    Dentre as canções apresentadas estavam as natalinas, Boas Festas e Natal Branco e clássicos da bossa-nova como Garota de Ipanema e Tarde em Itapuã. O itinerário inicial foi quebrado quando servidores do setor administrativo do HF também pediram para receber a visita do Coral. A apresentação foi finalizada com aplausos e agradecimentos, tanto da plateia quanto dos cantores.

    Saiba mais 1: Programação

    Onde

    Quando

    Horário

    Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte)

    1/12

    14h

    Asilo Irmão Joaquim

    3/12

    14h

    Hospital Infantil Joana de Gusmão

    8/12

    14h

    Auditório do TCE/SC

    11/12

    12h45

    Saiba mais 2: O Coral do TCE/SC

    Foi instituído pela Resolucao TC-06, de 2 de setembro de 2002. A denominação Coral Hélio Teixeira da Rosa foi uma homenagem ao maestro catarinense e pesquisador da história da música do Estado que também foi servidor do TCE/SC. O grupo, que em 2006 foi aberto à comunidade, conta hoje com 16 cantores, a maioria integrantes do corpo funcional.

    Coralistas

    Ana Bonatelli de Mello
    Aldaleia Farias e Farias
    Amanda Farias
    Cristina de Oliveira Rosa Silva
    Elisabete Peluso
    Eneida Alves Tavares
    Edmundo Simone Neto
    Juçara de Assis
    Maria de Farias
    Marina Clarice Niches Custódio
    Nelson Mello
    Moisés de Oliveira Barbosa
    Rogério Felisbino da Silva
    Edu Marques Filho
    Nilton dos Santos
    Márcia Barbosa

    Regente: Giovane Pacheco

    Pianista: Luiz Gustavo Zago

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coral-do-tce-sc-inicia-programacao-de-recitais-de-natal-pelo-hospital-florianopolis/261407586

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)