Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro de servidor do TCE/SC discute integração entre Tribunais de Contas na área de jurisprudência

    “Quais os requisitos mínimos para obter uniformidade entre os mecanismos de sistematização e divulgação da jurisprudência de Tribunais de Contas com o fim de assegurar a efetividade dos princípios da isonomia e segurança jurídica?”. O questionamento dá início ao livro “Tribunais de Contas – integração pela jurisprudência”, do auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina George Brasil Paschoal Pítsica. Na sessão de 30 de novembro, cada conselheiro e auditor substituto de conselheiro recebeu um exemplar da publicação e o presidente do TCE/SC, Luiz Roberto Herbst, parabenizou o servidor pelo estudo desenvolvido.

    Publicada este ano, a obra é resultado do mestrado do autor em Ciência Jurídica, concluído em 2014. Para a elaboração, foram comparados os Tribunais de Contas da União e dos estados de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Ele analisou itens, como a funcionalidade dos sites, estrutura e pessoal, produtos feitos pelo setor de jurisprudência e legislação relativa ao tema. Tais elementos também estão ligados aos princípios da transparência e acesso à informação.

    De acordo com Pítsica, embora haja semelhanças normativas e principiológicas, “as decisões tomadas pelas Cortes ainda estão isoladas umas das outras”. Apesar disso, ele constata que as instituições vêm buscando ampliar a participação da sociedade e sugere que, além dos informativos de jurisprudência voltados ao público externo, cada tribunal poderia adotar informativos internos com as decisões expedidas pelos outros TCE’s e Tribunais Superiores — STF e STJ.

    O livro está disponível na Biblioteca do TCE/SC, assim como a íntegra da dissertação.

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-de-servidor-do-tce-sc-discute-integracao-entre-tribunais-de-contas-na-area-de-jurisprudencia/411605750

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)