Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TCE/SC abre inscrições do Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai realizar, nos dias 26 a 28 de setembro, o V Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link V Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, disponível no site da Corte catarinense (www.tce.sc.gov.br).

Bibliotecários, arquivistas e responsáveis por centros de memória dos Tribunais de Contas de todo o Brasil vão discutir sobre a criação de canais de compartilhamento de informações, ideias e documentos, ampliando os acervos e as fontes de pesquisa das áreas de gestão de informação e do conhecimento destas instituições. Os participantes terão a oportunidade de debater temas relevantes e divulgar, por meio de palestras e trabalhos técnicos, os avanços científicos na área.

Entre os temas do encontro nacional, previstos na programação, estão: Os impactos da rede social no gerenciamento e acesso as informações; A jurisprudência nos Tribunais de Contas: importância e desafios; SIABI: Sistema de Automação de Bibliotecas; O gestor da informação governamental e as políticas públicas: protagonista ou coadjuvante?; e Lei de Acesso a Informacao.

O evento é coordenado pelo Grupo Bibliocontas, que em Santa Catarina é representado pela chefe da biblioteca da Corte catarinense, Valéria Gouvêa Ghanem. O grupo atualmente com 168 membros que tem representantes de 27 tribunais de contas municipais e estaduais, três tribunais de contas internacionais, 37 instituições públicas e privadas e do Tribunal de Contas da União. A organização está sob a responsabilidade do Instituto de Contas (Icon) do TCE/SC.

Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br, ou ainda pelos telefones (48) 3221-3794 e 3221-3859.

Sobre o Bibliocontas:

O grupo Bibliocontas é formado por bibliotecários, arquivistas e responsáveis por centros de memória dos Tribunais de Contas do Brasil. Tem como função a promoção do acesso à informação e sua disseminação de forma mais eficiente para a produção de conhecimento técnico. Entre suas atribuições, destaque para: pesquisas de doutrina, legislação e jurisprudência; auxílio a técnicos na elaboração de referências bibliográficas; levantamento bibliográfico e serviços de atendimento ao usuário da informação on-line; controle e preservação dos documentos das Cortes de Contas, para resgate da memória institucional.

Principais atividades:

- Realização dos Fóruns Bibliocontas a cada dois anos, ocasião em que bibliotecários, arquivistas e responsáveis por centros de memória dos TCs do Brasil refletem sobre suas melhores práticas e avaliam o alcance dos objetivos traçados no Fórum anterior. O primeiro Fórum foi realizado em 2003, em Recife (TCE-PE); o segundo, em 2005, em Porto Alegre (TCE-RS); o terceiro, em 2008, novamente em Recife (TCE-PE); e o quarto, em 2010, no Rio de Janeiro (TCM-RJ).

- Compartilhamento diário de informações através da lista de discussão Bibliocontas, contando atualmente com 168 membros.

Serviço:

O quê: V Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas

Quando: de 26 a 28 de setembro

Onde: Auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina

Público-alvo: membros e técnicos dos Tribunais de Contas que atuam nas áreas de Gestão da Informação e do Conhecimento, em especial nas Bibliotecas

Inscrições e programação: Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br)

Mais informações: através do e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br e biblio@tce.sc.gov.br, ou ainda, pelos telefones (48) 3221-3794 e (48) 3221-3859, do Instituto de Contas.

ACOM / TCE-SC: 2012

  • Publicações2746
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-sc-abre-inscricoes-do-forum-nacional-de-bibliotecarios-e-arquivistas-dos-tribunais-de-contas/100032358

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)