Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCE/SC presente em Congresso Brasileiro de Biblioteconomia

    Iniciou, nesta segunda-feira (8/7), na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, o 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), evento paralelo ao XXV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação). Desejo um seminário profícuo de ideias, debates e soluções, enfatizou a diretora-executiva do Instituto de Contas do TCE/SC, Joseane Aparecida Corrêa, na abertura do evento, no período da manhã, oportunidade em que representou o presidente Salomão Ribas Junior.

    Em sua manifestação, a representante do Tribunal ressaltou que o presidente Ribas Jr. elegeu entre as políticas estratégicas da sua gestão a reestruturação da biblioteca da Corte de Contas Conselheiro Nereu Corrêa através do redimensionamento do acervo documental e bibliográfico. Na sua solenidade de posse, em fevereiro deste ano, o conselheiro enfatizou a intenção de tornar o local disponível ao público; de tornar mais atual o espaço Odilon Lunardelli, com obras de catarinenses e sobre Santa Catarina; e de criar uma área de literatura e informações sobre o combate à corrupção e a defesa da ética na administração pública.

    Até quarta-feira (10/7), bibliotecários, cientistas da informação e arquivistas que atuam nas áreas de informação e documentação jurídicas irão assistir a conferências e painéis com os seguintes eixos temáticos: Bibliotecas digitais cenários e tendências; Informação jurídica antigas práticas, novos modelos; Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica; Soluções ao alcance de todos. O objetivo do evento é refletir sobre o papel do bibliotecário jurídico, o compartilhamento de experiências com bibliotecários e outros profissionais atuantes na área de documentação e informação jurídica, a partir da discussão sobre sua prática profissional e sobre os desafios atuais e futuros.

    É a primeira vez que o Seminário Nacional é realizado fora de Brasília. As três primeiras edições ocorreram no Tribunal de Contas da União (em 2007), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (em 2010) e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (2012). O evento é promovido pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), em parceria com os Grupos de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP) e de Santa Catarina (GIDJ/SC) e apoio da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab).

    Saiba mais: Assuntos

    - Informação jurídica: antigas práticas, novos modelos.

    - Processo de elaboração da tabela de classificação jurídica da Biblioteca da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

    - Organização do conhecimento jurídico brasileiro: um caso de historiografia biblioteconômica.

    - Leitura documentária: estudo com os bibliotecários na área jurídica da cidade de João Pessoa.

    - Bibliotecas jurídicas: bases para a construção do futuro.

    - Retrospectiva histórica dos eventos de documentação e informação jurídica no Brasil.

    - Painel dos GIDJs no Brasil.

    - Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica.

    - Informação Jurídica: contribuições da arquitetura e organização da informação no âmbito da Câmara dos Deputados.

    - A contribuição da biblioteca para a difusão do conhecimento: a experiência do Tribunal Marítimo.

    - Reflexões sobre a formação do acervo da Academia de Direito do Largo de São Francisco: do século XIX aos nossos dias.

    - Bibliotecas digitais: cenários e tendências.

    - Repositório digital: DSpace como uma ferramenta de gestão da informação em escritórios de advocacia.

    - Biblioteca Digital do Senado Federal: 2006 - 2013: uma análise dos desafios e soluções.

    - Curtiu?: A experiência da Biblioteca do Senado Federal no uso das mídias sociais.

    - Estudo de terminologias da área jurídica em sistemas de organização do conhecimento à luz do Código de Processo Civil brasileiro: com ênfase na Classificação Decimal Universal e Classificação Decimal de Direito.

    ACOM / TCE-SC: 2013

    • Publicações2746
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tce-sc-presente-em-congresso-brasileiro-de-biblioteconomia/100603735

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)